1 de junho de 2013

Trocando água do radiador no Fiesta Rocam

Para trocar a água do radiador do Fiesta Rocam Hatch, é necessário os seguintes itens:

Alicate de bico
Chave de boca 8mm

E as produtos que foram comprados para a troca são:

1 reservatório de água do radiador original (por volta de r$113)
1 tampa para reservatório de água do radiador original (por volta de r$10)
3 litros de Rad Cool Long Life (encontrei por r$22/Litro)

Para realizar a troca da água, o primeiro passo, é deixar o motor frio, e bem frio, porque será necessário reabastecer com água fria, em alguns postos os frentistas costumam realizar essa troca em cerca de 1 hora, mas tenho minhas suspeitas não quanto ao procedimento de troca, que é bem simples, mas sim ao passo em que não esperam o motor esfriar completamente, percebi isso quando vi um frentista trocando a água com um motor "teoricamente frio" e quando foi colocando a água no reservatório, era possível ver o vapor da água saindo, podem até alguém dizer que isto é normal, mas eu pelo menos não acredito nisso.

Continuando, após certificar que o motor esta frio, com um alicate de bico pressione as duas partes da presilha que possui na mangueira superior do reservatório, conforme indicado na figura abaixo e retire esta mangueira do reservatório e como ela é comprida, você pode movimenta-la por entre o motor e deixa-la o mais próximo do chão, onde irá escorrer toda a água que passa pelo motor.





Retire a tampa do reservatório, e a água já começará a escorrer pela mangueira que foi retirada, e então, ligue o motor e mantenha sempre uma mangueira com água limpa no reservatório de água para ir "completando" o nível, para o motor não ficar sem água, e faça isso até perceber que a água que esta saindo pela mangueira que foi retirada do reservatório do radiador está limpa.

Após verificar que a água esta saindo realmente limpa, o próximo passo é desligar o motor, e retirar o reservatório de água do radiador (caso não queira efetuar a troca, pule para o passo seguinte), mas aconselho a troca caso esteja na mesma situação que estava o meu conforme imagem abaixo.

Esta primeira troca de água no meu Fiesta foi feita com 50000km, e sempre tive a sensação de que o produto utilizado pela concessionaria não era de boa qualidade, porque na foto abaixo é possível reparar o nível de ferrugem que o reservatório acumulou durante 50000km, tive um Ford Ka antes deste carro, e eu mesmo fazia a troca de água com os produtos que eu comprava da Bardahl, e com 50000km, o reservatório nunca ficou tão sujo assim.


Para efetuar a troca do reservatório, utiliza a chave de boca de 8mm e retire o parafuso que fixa o reservatório na carroceria, e então utilizando o alicate de bico, retire a mangueira inferior que está acoplada no reservatório, conforme imagem abaixo.




Após retirar o reservatório, faça a substituição seguindo o procedimento contrário de retirada, mas somente deixe fixado a mangueira inferior, a mangueira superior deve ficar na mesma posição que utilizou para tirar a água suja do radiador, ou seja, virada para baixo mais perto do chão que puder, conforme imagem abaixo.




Agora, coloque a água limpa novamente para completar o nível no reservatório novo, e então pegue os 3 litros de solução para radiador que foram comprados, no caso aqui, o Rad Cool Long Life, e deixe-os aberto e pronto para ser utilizado próximo ao carro. O próximo passo é ligar o motor do carro, e conforme o nível da água for baixando, completar com Rad Cool Long Life até utilizar os 3 litros que devem ser adicionados (conforme manual na figura abaixo, são quase 6 litros e a proporção é 50% de água e 50% de solução para radiador), e então após adicionar toda a solução, é necessário olhar atentamente quando a água que esta saindo pela mangueira vai mudar de agua limpa para a cor da solução do radiador. Quando isto acontecer, desligue o carro, e plugue a mangueira no local correto do reservatório de água, conforme figura abaixo.



Então, agora já terminou toda a troca do reservatório do radiador, e a solução completa está adicionada ao sistema de arrefecimento, portanto, agora é hora de completar com água o reservatório até atingir o nível necessário conforme lateral do reservatório na marca MAX. Complete o nível e deixe o motor funcionar em marcha lenta por alguns minutos com a tampa do reservatório aberta. E é isso. a troca esta feita.

Caso verifique que a condição da água está muito ruim, há um procedimento em que consiste em colocar um produto da Bardahl no reservatório e deixar por 7 dias para limpar o sistema todo, no próprio site da Bardahl tem o procedimento, através da página de compra do produto, o Rad Flush. Caso julgue necessário, é só realizar o mesmo procedimento citado até agora, e ao invés de colocar o Rad Cool Long Life após a limpeza do sistema, coloque o Rad Flush e então depois de 1 semana, execute o mesmo procedimento colocando o Rad Cool Long Life.

Um ultimo aviso, já vi muitas versões de como trocar a água do radiador, de frentistas, de "especialistas" de auto-peças, de blogs, de mecânicos, e a que estou passando aqui é a que achei mais correta, e cabe a cada um ver se entende da mesma forma e aplicar.

37 comentários:

  1. Uma dica , quando vc for realizar esse procedimento use água desmineralizada , pois inibe mais ainda a oxidação do sistema

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    1. Agua desmineralizada e destilada seria a mesma coisa?

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    2. Água destilada é água que foi obtida através da destilação (condensação do vapor de água obtido pela ebulição) de água normal que contém, em geral, outras substâncias dissolvidas. Enquanto que a água que bebemos é, em termos gerais, uma solução, a água destilada é uma substância pura. É utilizada para diversos fins, na medicina e na indústria. Contém unicamente os elementos oxigênio e hidrogênio.
      Já a água desmineralizada ocorre deste modo:O Equipamento Desmineralizador de Água, Desionizador ou Deionizador de Água, removerá todos os sais minerais dissolvidos em forma de íons presentes na água bruta, mediante a passagem da mesma a través de colunas de troca iônica, eliminando os sais minerais presentes e permitindo assim desmineralizar, deionizar e purificar á água em tratamento.

      Na minha opinião leiga do assunto, acho que é a mesma coisa, mas utilizo a "agua de bateria" que dizem, que é a desmineralizada.

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  2. Show de bola! Segui os passos e deu tudo certo!

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  3. Parabéns, até agora foi o roteiro mais bem explicado que encontrei, faz a troca e tira o ar do sistema sem muito esforço.

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  4. Valeu mesmo! Posso usar agua desmineralizada ou destilada, pois acho que isso ajuda a não formar borra nem ferrugem. Dizem que esse produto usado nas css arrebenta a valavula termostática do carro por provocar ferrugem.
    Outra dúvida, dizem que a agua do fiesta rocam, normalemente "abaixa" um pouco com o tempo, mais que nos outros carros é verdade?

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    1. Ola Joao, meu Fiesta não costuma baixar o nível de agua não, baixou uma vez mas era uma mangueira que estava frouxa, mas "ao acaso" não costuma baixar sozinho não.

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    2. Se você realizar a troca de maneira correta utilizando a solução de radiador ela dificilmente abaixa, agora tenho uma duvida, dizem que algumas soluções são para uso com a água normal e se usar a água desmineralizada pode causar danos ao radiador, será que procede?

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  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  6. Excelente essa explicação. Valeu mesmo. Agora eu mesmo farei a troca do sistema de arrefecimento do meu fiesta.
    Quanto baixar o nível da água, está acontecendo com o meu. E não há vazamento no sistema. Alguém sabe dizer o motivo?

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    1. Olá Luciecio. Não faço idéia ainda, semana que vem vou levar no mecânico pra ver o que eles encontram rs, aí aviso aqui no blog.

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    2. Bom dia amigo,olha vou listar um série de possibilidades é necessário q c faça uma identificação minuciosa quanto a vazamentos em mangueiras abraçadeiras frouxas nas junções bomba dagua selos do motor tampa reservatório , reservatório as vezes aparecem micro trincas q VC não consegue perceber,faça o seguinte com o motor quente vá passando a mão em todo o reservatório se for necessário solte o da carroceria para ver c não vaza atrás do mesmo nas junções de mangueiras o cavalete de água também da muito problema por ser uma peça de plástico a longo prazo ela c danifica devido ao calor excessivo e vaza observe se não manchas no chão após rodar com o carro VC pode colocar um jornal em baixo do carro para identificar vazamento vê c o jornal molha lembrando q as vezes o vazamento é tão minúsculo q não chega nem molhar o chão de tão sem vergonha ,ou c VC preferir leve no seu mecânico peça pra q ele faça o teste de estanqueidade injetando pressão no sistema 1 bar e meio 2 no máximo e deixe por alguns minutos onde tiver vazamento vai molhar teste a tampa também após feito tudo isso a pressão do manômetro não baixar aí a conversa e um pouco mais séria VC pode ter uma junta de cabeçote queimada água misturando no óleo ou água vazando pra dentro da câmara de combustão onde ali ela e queimada água baixa e VC fik q nem loco procurandi vazamento e não acha ,se tiver água misturando com óleo é fácil de saber retire a vareta de medição se o óleo estiver com aparência esbranquiçada parecendo maionese está aí o problema peça para seu mecanico trocar a junta dar um grau no cabeçote (plainar)se o mesmo ainda aceitar plaina pois tem medida. Ufaaaa! Isso espero ter ajudado valeu depois nos conte como foi!!!!

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    3. Bom dia amigo,olha vou listar um série de possibilidades é necessário q c faça uma identificação minuciosa quanto a vazamentos em mangueiras abraçadeiras frouxas nas junções bomba dagua selos do motor tampa reservatório , reservatório as vezes aparecem micro trincas q VC não consegue perceber,faça o seguinte com o motor quente vá passando a mão em todo o reservatório se for necessário solte o da carroceria para ver c não vaza atrás do mesmo nas junções de mangueiras o cavalete de água também da muito problema por ser uma peça de plástico a longo prazo ela c danifica devido ao calor excessivo e vaza observe se não manchas no chão após rodar com o carro VC pode colocar um jornal em baixo do carro para identificar vazamento vê c o jornal molha lembrando q as vezes o vazamento é tão minúsculo q não chega nem molhar o chão de tão sem vergonha ,ou c VC preferir leve no seu mecânico peça pra q ele faça o teste de estanqueidade injetando pressão no sistema 1 bar e meio 2 no máximo e deixe por alguns minutos onde tiver vazamento vai molhar teste a tampa também após feito tudo isso a pressão do manômetro não baixar aí a conversa e um pouco mais séria VC pode ter uma junta de cabeçote queimada água misturando no óleo ou água vazando pra dentro da câmara de combustão onde ali ela e queimada água baixa e VC fik q nem loco procurandi vazamento e não acha ,se tiver água misturando com óleo é fácil de saber retire a vareta de medição se o óleo estiver com aparência esbranquiçada parecendo maionese está aí o problema peça para seu mecanico trocar a junta dar um grau no cabeçote (plainar)se o mesmo ainda aceitar plaina pois tem medida. Ufaaaa! Isso espero ter ajudado valeu depois nos conte como foi!!!!

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  7. Pode ser problemas no cabeçote ou na região dele ! respondendo a pergunta acima e fazendo outra pergunta como sangra o sistema!

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  8. Amigo, boa tarde.
    Confirme se o aditivo utilizado é mesmo o laranja?
    pois na sua foto pós troca ele está com uma aparência rosada.
    O meu tem essa mesma aparência rosada, meu medo é que o mecânico tenha colocado o rosa erroneamente.
    Obrigado.

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    1. Olá Cristopher, o meu que comprei é rosado mesmo. E da segunda vez que troquei que comprei da Bardahl, era esverdeado ;)

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  9. Para não vazar pela tampa tem que fechar com bastante força ou só apertar ate a ultima rosca?

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  10. Há quem for trocar o fluido em casa, não esqueça de abrir totalmente o ar quente no painel.

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  11. O produto Motorkraft (ford) para radiadores é uma porcaria . Tive muitos problemas usando esse produto. Mudei para o da Bardhal e resolveu o problema e é mais barato

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  12. O produto Motorkraft (ford) para radiadores é uma porcaria . Tive muitos problemas usando esse produto. Mudei para o da Bardhal e resolveu o problema e é mais barato

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  13. Gostaria de saber como limpar o motor do Fiesta Rocam sem usar água ou qualquer outro produto abrasivo?

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  14. Gostaria de saber como limpar o motor do Fiesta Rocam sem usar água ou qualquer outro produto abrasivo?

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  15. Olá amigo,parabéns pelo tutorial.
    Fui realizar a troca e após isso eu verifiquei que a ventoinha não adicionou,e a agua do reservatório subiu e ameaçou vazar pela tampa.
    O que pode ter acontecido?

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  16. Olá amigo,parabéns pelo tutorial.
    Fui realizar a troca e após isso eu verifiquei que a ventoinha não adicionou,e a agua do reservatório subiu e ameaçou vazar pela tampa.
    O que pode ter acontecido?

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  17. muito bom, não percebi um detalhe na sua explicação, gostaria de acrescentar que após colocar agua limpa no reservatório de expansão até que saia agua limpa da mangueira de retorno é necessário repetir esta operação da seguinte maneira.

    1-ligue o ar quente do carro no máximo, caso possua, o ar quente deste carro possui um radiador pequeno que faz parte do sistema de arrefecimento.
    2-fixe a mangueira de retorno.
    3-feche a tampa do reservatório
    4-ligue o carro até que ele esquente novamente.
    5-espere o motor esfriar.
    6-repita a operação de limpeza da água, este passo é importante pois o carro possui uma válvula termostática que abre e fecha, abre quando o carro está quente, se fizer o procedimento com o motor frio, mesmo o carro ligado pode ficar agua suja dento do sistema, vc vai se surpreender, fiz isso e saiu mais água suja, finalizei o procedimento conforme seu tutorial. Duvido que alguém faça esta limpeza e adição de aditivo melhor que a gente mesmo, é preciso bastante paciência para esperar o motor esfriar, esquentar e esfriar de novo.

    Parabéns pelo tutorial, experimente realizar a troca levando em consideração esta dica, caso já não tenha feito assim, pois é difícil fazer tutoriais e as vezes algum detalhe fica de fora.

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    1. Obrigado pela dica! Realmente não sabia desse detalhe da valvula, mas acabei sempre fazendo com o motor "morno", vou passar essa informação nas instruções! Obrigado! Feliz ano novo!

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    2. Operação Verão - Matinhos muito importante seu apontamento. Acho mais correto fazer desta forma que você descreve. Já vi alguns vídeos onde se diz para retirar a válvula termostática antes de fazer o procedimento de limpeza do sistema para que a circulação de água seja livre mas considero mais seguro repetir o procedimento algumas vezes esperando o motor esfriar. Fiquei com uma dúvida: na hora de colocar o aditivo também devo proceder desta maneira? Colocar o aditivo até que ele saia pela mangueira do retorno, conectá-la novamente no reservatório e deixar o motor funcionando até a abertura da válvula termostática, esperar o motor esfriar e colocar mais aditivo até que novamente saia pelo retorno?

      Abraços.

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  18. Meu carro um fiesta 2009 está aquecendo o motor chegando a 110 de temperatura, já troquei bomba de agua, lavei e varetei o radiador e sensor de temperatura, acelerando a temperatura cai....

    O q faço?
    Aguardo resposta.
    Feliz ano Novo

    Obs a ventoinha está Armando normalmente

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    1. Verifique a válvula termostática ou talvez tenha alguma mangueira entupida... Com pedaços da válvula que se quebra com o tempo.

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    2. Verifique a válvula termostática ou talvez tenha alguma mangueira entupida... Com pedaços da válvula que se quebra com o tempo.

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  19. Meu amigo. Tenho um modelo 2011, e hoje a mangueira do radiador rasgou, mas ainda bem a temperatura não subiu e ainda consegui rodar sem problemas. No momento não posso trocar essa mangueira, mas também não posso deixar de usar o carro. Tem algum macete pra "restaurar" essa mangueira até eu ir comprar outra?

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  20. Bom dia a todos. Alguém saberia dizer quantos litros de líquido de resfriamento pega no Ford ka 1.0

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  21. retirei mais o menos uns 4 litros de aditivo do meu fiesta ao colocar o novo aditivo so cobe 2 litro e ai.

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